Técnico de Ação Educativa
O Curso de Técnico de Ação Educativa tem a duração de 3 anos. Confere-te, em simultâneo, o certificado de conclusão do 12.º ano e uma certificação profissional de nível 4. Podes concorrer se tens o 9º ano de escolaridade completo e menos de 20 anos. A Escola oferece-te um ensino personalizado, intercâmbios internacionais e estágios em instituições da área. Poderás também candidatar-te ao ensino universitário.
Apresentação do curso:
Gostarias de fazer do cuidado das crianças e jovens? Queres conhecer mais sobre a infância e a juventude?
No curso TAE aprenderás a cuidar, apoiar e acompanhar crianças e jovens com profissionalismo, dedicação, responsabilidade e muita alegria! Irás conhecer de perto algumas das melhores práticas nesta área pela experiência de formação em contexto de trabalho.
Outras componentes da área técnica de estudos são: Saúde e Desenvolvimento, Educação e Técnica Pedagógica, Intervenção Educativa e Educação Artística.
O que faz um Técnico de Ação Educativa?
Cuida, apoia, vigia e acompanha crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e / ou pedagógicos, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.
Objetivos do curso:
- Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação.
- Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.
- Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
- Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal.
- Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições.
- Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados.
- Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.
Com este curso ficas apto(a):
A colaborar e intervir no acompanhamento de crianças e jovens em diversas instituições públicas ou privadas.
Saídas profissionais:
Colaboração em instituições públicas ou privadas, como creches, jardins de infância, escolas, entre outras instituições de apoio escolar e familiar.